tag:blogger.com,1999:blog-91929479135565780712024-03-08T08:55:23.876-08:00A MINHA ZUNDAPP FAMELFilipe Soareshttp://www.blogger.com/profile/12456980168548354073noreply@blogger.comBlogger3125tag:blogger.com,1999:blog-9192947913556578071.post-18724095847632056562011-05-15T07:25:00.000-07:002011-05-15T07:47:06.265-07:00<span style="font-size:78%;"><span style="color:#000099;">A FAMEL - Fabrica de Produtos Metálicos lda</span>, foi uma das maiores empresas de motorizadas de Portugal entre as décadas de <span style="color:#000099;">60</span> a <span style="color:#000099;">80</span>. Sediada em<span style="color:#000099;"> Águeda</span>, e com motores maioritariamente<span style="color:#000099;"> Zündapp</span>, a <span style="color:#000099;">Famel</span> produziu inúmeros modelos que dominaram o mercado de vendas português, entre<span style="color:#000099;"> 1960</span> e<span style="color:#000099;"> 1980</span>. O último modelo saiu em<span style="color:#000099;"> 1997</span>, designado como<span style="color:#000099;"> Famel Electron</span>.<br />Com a entrada de Portugal na CEE, a empresa não resistiu a concorrência vinda da Europa, tendo decretado falência em<span style="color:#000099;"> 2002</span>, após vários processos em tribunal, relativos a cobranças de dívidas. A motorizada mais emblemática que terá saído das linhas de montagem da<span style="color:#000099;"> FAMEL</span> terá sido a<span style="color:#000099;"> Famel Xf17</span>.<br />Equipada com o motor<span style="color:#000099;"> Zundapp</span> de 5 velocidades, 7.1 cv e refrigerada a ar ou água, esta motorizada fez as delícias da juventude do final dos anos<span style="color:#000099;"> 70</span> aos meados dos anos<span style="color:#000099;"> 90</span>. É considerada por muitos um mito, sendo actualmente alvo de grande procurada para restauros.<br />Não esquecendo claro a <span style="color:#000099;">Famel xf 21</span>, que foi também uma das motorizadas mais bonitas e mais cobiçadas em Portugal, a xf 21 teve o seu auge no final da década de<span style="color:#000099;"> 80</span> existia nas cores vermelho e em preto ._Era sem duvida uma motorizada robusta e bastante rotativa, tal como sua quase idêntica xf17, esta xf21 era equipada de carburador bing 21 ,motor<span style="color:#000099;"> zündapp</span> 5 velocidades ,e nas Últimas edições da<span style="color:#000099;"> Famel</span><span style="color:#000099;"> xf 21</span> ja era constituída por volante electrónico que substituía os platinados ,estes que eram mais baratos que o electrónico embora o electrónico fosse considerado como mais duradouro!<br />E a<span style="color:#000099;"> Famel Ks 50 Super</span> /Sport com motor<span style="color:#000099;"> zundapp</span> de 4 velocidades, de 5,1cv a 7200 rpm, refrigeração por turbina e carburador bing 19.</span>Filipe Soareshttp://www.blogger.com/profile/12456980168548354073noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-9192947913556578071.post-8914250317095586942011-03-13T09:46:00.000-07:002011-05-29T06:11:15.326-07:00<span style="font-family:arial;font-size:85%;"></span><span style="font-family:arial;font-size:85%;">Uma breve historia desta Bela, <span style="color: rgb(0, 0, 153);"><strong>Fame<span style="color: rgb(0, 0, 153);">l</span><span style="color: rgb(0, 0, 153);"> Zundapp KS</span></strong></span><span style="color: rgb(0, 0, 153);"> <strong>50</strong></span>. Foi comprada em 4 de Janeiro de 1991, </span><span style="font-family:arial;font-size:85%;">Por 200 mil escudos pelo meu querido<span style="color: rgb(0, 0, 153);"> <strong>Pai</strong></span>.</span> <span style="font-family:arial;font-size:85%;">Em 2000 devido a problemas de saúde foi obrigado a deixar de andar nela. Eu até 2001 ainda dei umas voltas mas depois o meu <span style="color: rgb(0, 0, 153);"><strong>Pai</strong></span> faleceu em 2002 e eu não andei mais nela . A mota esteve parada até Agosto de 2010, até eu pegar nela da garagem da minha <span style="color: rgb(0, 0, 153);"><strong>Mãe</strong></span> para a minha e começar o restauro. Não estava mal tratada mas merecia um bom arranjo como se pode ver pelas fotos!</span>Filipe Soareshttp://www.blogger.com/profile/12456980168548354073noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-9192947913556578071.post-9386268192877850822010-11-01T02:45:00.000-07:002011-01-21T12:46:50.392-08:00<p><span style="font-family:Times New Roman;">A <b>Zünd</b>er- und <b>App</b>aratebaugesellschaft (última denominação: <b>Zündapp-Werke GmbH</b>) foi uma empresa </span><a title="Alemanha" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Alemanha"><span style="font-family:Times New Roman;color:#0000ff;">alemã</span></a><span style="font-family:Times New Roman;"> fundada por Fritz Neumeyer em </span><a title="Nuremberga" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Nuremberga"><span style="font-family:Times New Roman;color:#0000ff;">Nuremberga</span></a><span style="font-family:Times New Roman;">, em <i>1917</i>. A Zündapp foi uma das maiores fabricantes de </span><a title="Motocicleta" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Motocicleta"><span style="font-family:Times New Roman;color:#0000ff;">motocicletas</span></a><span style="font-family:Times New Roman;"> da </span><a title="Alemanha" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Alemanha"><span style="font-family:Times New Roman;color:#0000ff;">Alemanha</span></a><span style="font-family:Times New Roman;"> no período de </span><a title="1917" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/1917"><span style="font-family:Times New Roman;color:#0000ff;">1917</span></a><span style="font-family:Times New Roman;"> a </span><a title="1984" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/1984"><span style="font-family:Times New Roman;color:#0000ff;">1984</span></a><span style="font-family:Times New Roman;">.</span></p>Filipe Soareshttp://www.blogger.com/profile/12456980168548354073noreply@blogger.com